terça-feira, 3 de abril de 2012

O Ateneu - Raul Pompéia [LibriVox]

“O Ateneu” é um romance impressionista do escritor brasileiro Raul Pompéia (1863-1895), publicado pela primeira vez em 1888. Considerado único em seu gênero na literatura brasileira, o livro acompanha a trajetória de Sérgio, um jovem enviado para um colégio interno de prestígio no Rio de Janeiro, chamado Ateneu.

O colégio, dirigido pelo severo Aristarco, é um microcosmo da sociedade brasileira do final do século XIX, com suas rígidas hierarquias, regras e convenções aristocráticas. Por meio das experiências de Sérgio — sua ingenuidade, aprendizados, decepções e primeiras desilusões —, Raul Pompéia constrói uma crítica sutil, porém incisiva, aos valores, às hipocrisias e às contradições da sociedade da época.

O Ateneu é, portanto, mais que um romance de formação: é uma metáfora do mundo adulto, onde apenas os fortes ou astutos conseguem prosperar. A obra combina uma narrativa psicológica detalhada com impressões sensoriais marcantes, característica do impressionismo literário, revelando o amadurecimento do protagonista e as injustiças sociais que o cercam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A TERRÍVEL ORIGEM DA MAQUIAGEM BRANCA NO JAPÃO

“A Terrível Origem da Maquiagem Branca no Japão” é um mergulho profundo nas tradições, segredos e perigos por trás de um dos símbolos mai...