sexta-feira, 24 de outubro de 2025

A Relíquia - Eça de Queirós [LibriVox]

“A Relíquia”, de José Maria de Eça de Queirós (1845 – 1900), é um dos romances mais irreverentes e fantasiosos do autor português, publicado em 1887. A obra pode ser interpretada como uma sátira ao catolicismo em Portugal e, de forma mais ampla, ao conservadorismo da sociedade da época.

O romance acompanha Teodorico Raposo, jovem astuto que busca herdar a fortuna de sua tia velha e solteira. Para tanto, leva uma vida dupla: demonstra extrema devoção religiosa e rigidez moral diante da família, enquanto, entre amigos, revela-se um galanteador hedonista e irreverente. A fim de consolidar sua aparência de piedade, Teodorico realiza uma longa viagem de Portugal à Terra Santa como representante da tia, uma jornada que se transforma em uma série de aventuras, peripécias e situações cômicas, moldando seu caráter de maneira inesperada.

Com a epígrafe “Sobre a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia”, o livro mistura crítica social, humor e imaginação, consolidando-se como uma obra-prima da literatura realista portuguesa com toques de fantasia e ironia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A TERRÍVEL ORIGEM DA MAQUIAGEM BRANCA NO JAPÃO

“A Terrível Origem da Maquiagem Branca no Japão” é um mergulho profundo nas tradições, segredos e perigos por trás de um dos símbolos mai...